1. VALORES

A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMEÇA “DENTRO DA EMPRESA”

2. ADEQUANDO-SE ÀS NORMAS E LEIS

Este Código de ética foi elaborado de acordo com o modelo de recomendação do Instituto Ethos, bem como atendendo às normas que regem a área de atuação da empresa. No que diz respeito à sua atuação com Centrais de Atendimento, a empresa adota o cumprimento integral do Anexo II da Norma Regulamentadora 17, aprovada pela Portaria SIT nº 09 de 30 de março de 2007. A Empresa participa de processos de contribuição intencional a uma agenda local e nacional de desenvolvimento, sendo ainda signatária do “Pacto pela Integridade e Contra a Corrupção”.

3. RELACIONANDO-SE COM COLABORADORES

A Grenit tem como princípio básico a valorização da diversidade nos seus processos de recrutamento e seleção de colaboradores. Para isso, são previstas as seguintes ações:

4. RELACIONANDO-SE COM CONSUMIDORES

Os colaboradores da Grenit devem zelar pelo estrito cumprimento das obrigações contratuais previamente estabelecidas, tratando os consumidores com respeito, cortesia e eficiência. Por isso, espera-se que o colaborador tenha sempre em mente as seguintes ações:

5. RELACIONANDO-SE COM CLIENTES

A Grenit busca parceiros comerciais que estejam em sintonia com a conduta ética da empresa, ou seja, que sejam capazes de:

6. RELACIONANDO-SE COM FORNECEDORES

Assim como os clientes, os fornecedores e os prestadores de serviços formam uma cadeia de valor com a Grenit, convertendo-se em uma espécie de prolongamento do negócio. Por esta razão, a Grenit busca incluir na sua rede de relacionamento comercial parceiros que estejam em conformidade com as exigências trabalhistas, legais, ambientais, sanitárias e de segurança que lhes cabem; que sejam publicamente reconhecidos como idôneos, e que trabalhem para:

 

7. RELACIONANDO-SE COM CONCORRENTES

Na consecução de suas atividades, a Grenit não tolera práticas de difamação, disseminação de inverdades e maledicências, contratação de funcionários de concorrentes para obtenção de informações privilegiadas, roubo de documentos e outros atos ilícitos e antiéticos.

8. RELACIONANDO-SE COM O MEIO AMBIENTE

A Grenit é uma empresa comprometida com a proteção e preservação do meio ambiente, que apoiae incentiva novas tecnologias para minimizar o impacto ambiental de suas operações. Para tanto, estimulaseus colaboradores, fornecedores e a comunidade em geral a ter atitude consciente em relação à reciclagem,defesa e valorização dos recursos naturais por meio de sua utilização sustentável.

 

9. PRÁTICAS COERCITIVAS À CORRUPÇÃO E PROPINA

10. CIDADANIA EMPRESARIAL

A Grenit acredita que a forma pela qual se compromete com os seus colaboradores e parceiros tem impacto direto no sucesso da empresa a longo prazo. Em razão disso, a Grenit envida seus melhores esforços a fim de fornecer à sociedade através das suas principais atividades comerciais, do seu investimento social e de seu compromisso com as políticas públicas,o mais amplo e extensivo apoio à comunidade em que está inserida, bem como assumindo a responsabilidade social em relação aos seus colaboradores e respectivas famílias, não se limitando apenas às ações que a legislação exige. Desta forma, a Grenit tem como princípios norteadores:

11. COMITÊ DE ÉTICA E OUVIDORIA

Para reforçar a garantia de que são mantidos os níveis mais elevados de práticas empresariais, bem como para acompanhar o desenvolvimento de ações concretas no sentido de conscientizar e acompanhar a adoção das normas aqui estabelecidas, e ainda no sentido de se fazer um acompanhamento moral das mais diversas áreas da empresa é que foi criado um Comitê de Ética para acompanhamento da implementação do Código. Este Comitê tem como principais atribuições a atualização do Código sempre que necessário, o acompanhamento do desempenho das áreas na adoção das normas da empresa, a promoção dos princípios éticos da empresa em todos os níveis, o acompanhamento e investigação de denúncias recebidas pelo Canalde Comunicação. O Comitê de Ética é presidido por um representante indicado pelo sócio majoritário da empresa, podendo ser este integrante ou não do quadro de funcionários, e integrada por um representante do setor de RH da empresa, e um representante do setor de Qualidade da empresa. O Comitê de Ética apresentará pelo menos um relatório anual à presidência da empresa, o qual poderá ser consultado por quem assim o desejar por meio de solicitação à ouvidoria (ouvidoria@grenit.com.br).